O FITescola® é uma plataforma online, gratuita, que tem como objetivo a promoção de estilos de vida saudáveis educando os jovens para serem fisicamente ativos. Permite também a avaliação da aptidão física e da atividade física de crianças e adolescentes através da aplicação de uma bateria de testes selecionados para o efeito.
Com base nos dados introduzidos, são disponibilizados vários tipos de relatórios, permitindo-se igualmente várias comparações: entre a turma, na escola e com médias nacionais.
Uma ferramenta educacional importante é a avaliação da atividade física, produzindo-se um relatório com base nos dados introduzidos pelos alunos e que inclui a PIRÂMIDE DA ATIVIDADE FÍSICA para a avaliação realizada.
A pirâmide da atividade física é uma maneira simples e fácil de representar o tipo e a quantidade de atividade física que os jovens devem praticar.
O primeiro patamar da pirâmide, a sua porção mais larga, inclui as atividades que devem ser praticadas diariamente. São atividades do tipo aeróbio, tais como andar a pé, andar de bicicleta, subir escadas em vez de usar o elevador, passear o cão, entre outras.
O segundo patamar da pirâmide inclui também atividades do tipo aeróbio mas que normalmente são realizadas com uma maior intensidade, como por exemplo jogar futebol, basquetebol, natação, patinagem e que devem ser efetuadas 3 a 5 vezes por semana.
No terceiro patamar estão representados exercícios de força e de flexibilidade, os quais devem ser praticados 2 a 3 vezes por semana. Estes exercícios incluem a execução de abdominais, flexões de braços, flexões de pernas, entre outros.
No topo da pirâmide estão as atividades a evitar. São atividades que revelam comportamentos sedentários, como ver TV, usar o computador ou jogar vídeojogos.
Para além de recursos multimédia de apoio à realização da bateria de testes físicos, está igualmente disponível um conjunto alargado e atualizado de recursos que compreendem diferentes áreas de informação, como por exemplo a definição de conceitos relativos à alimentação e à atividade física e a divulgação de resultados científicos relevantes.