Os valores de
referência disponibilizados através da plataforma FITescola® estão em linha com a bibliografia existente e
procuram situar, em função do género e a idade dos avaliados, os resultados
expectáveis para o aluno se considerar num patamar de zona saudável ou pelo
contrário se precisa melhorar a sua aptidão física. Uma vez que estes valores
refletem o que é desejado para a população estudantil é importante ter em linha
de conta os discentes que apresentam barreiras na prossecução destes objetivos.
Analisando a legislação em vigor e
consciente da competência profissional existente nas escolas, o Decreto Lei
54/2018, de 6 de julho, cria as condições para que estas possam
elevar os padrões de qualidade das diferentes ofertas de educação e formação.
Mesmo nos casos em que se identificam maiores dificuldades de participação no
currículo, cabe a cada escola definir o processo no qual identifica as
barreiras à aprendizagem com que o aluno se confronta, apostando na diversidade
de estratégias para garantir que o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade
Obrigatória seja atingido por todos, ainda que através de percursos
diferenciados, os quais permitem a cada um progredir no currículo com vista ao
seu sucesso educativo. Assim, a
plataforma FITescola® permitirá
sinalizar os alunos que apresentem constrangimentos e barreiras na realização
dos diferentes protocolos, valorizando a identificação dos resultados em função
da trajetória individual dos alunos e apresentando a sua evolução nas
diferentes áreas em análise (composição corporal, aptidão cardiorrespiratória e
neuromuscular). A avaliação ajustada e inclusiva perante as
dificuldades diagnosticadas, reconhece a importância de monitorizar a aptidão
física e disponibiliza uma informação quantitativa e qualitativa em função dos
seus resultados.