> FITINCLUSIVO
FITinclusivo

A capacidade de sinalizar o aluno que apresenta constrangimentos e barreiras significativas no seu processo de aprendizagem deve estar orientado para os discentes que apresentam medidas adicionais na disciplina de Educação Física (DL - 54/2018, de 6 de julho). Isto é, as medidas adicionais visam colmatar dificuldades acentuadas e persistentes ao nível da comunicação, interação, cognição ou aprendizagem que exigem recursos especializados de apoio à aprendizagem.

Os valores de referência disponibilizados através da plataforma FITescola® estão em linha com a bibliografia existente e procuram situar, em função do género e a idade dos avaliados, os resultados expectáveis para o aluno se considerar num patamar de zona saudável ou pelo contrário se precisa melhorar a sua aptidão física. Uma vez que estes valores refletem o que é desejado para a população estudantil é importante ter em linha de conta os discentes que apresentam barreiras na prossecução destes objetivos.

Analisando a legislação em vigor e consciente da competência profissional existente nas escolas, o Decreto Lei 54/2018, de 6 de julho, cria as condições para que estas possam elevar os padrões de qualidade das diferentes ofertas de educação e formação. Mesmo nos casos em que se identificam maiores dificuldades de participação no currículo, cabe a cada escola definir o processo no qual identifica as barreiras à aprendizagem com que o aluno se confronta, apostando na diversidade de estratégias para garantir que o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória seja atingido por todos, ainda que através de percursos diferenciados, os quais permitem a cada um progredir no currículo com vista ao seu sucesso educativo. Assim, a plataforma FITescola® permitirá sinalizar os alunos que apresentem constrangimentos e barreiras na realização dos diferentes protocolos, valorizando a identificação dos resultados em função da trajetória individual dos alunos e apresentando a sua evolução nas diferentes áreas em análise (composição corporal, aptidão cardiorrespiratória e neuromuscular). A avaliação ajustada e inclusiva perante as dificuldades diagnosticadas, reconhece a importância de monitorizar a aptidão física e disponibiliza uma informação quantitativa e qualitativa em função dos seus resultados.

área aluno com inclusivo.jpg

 

Area Reservada


Area Reservada


Area Reservada


GEOFITescola
headerlogosbar.png Programa Operacional de Assistência Técnica FSE Quadro de Referência Estratégico Nacional Governo de Portugal Fundo Social Europeu Ministério da Educação e Ciência Direção-Geral da Educação Desporto Escolar Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana
2021 @ FITescola®, Todos os direitos Reservados