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A capacidade de sinalizar o aluno que apresenta constrangimentos e barreiras significativas no seu processo de aprendizagem deve estar orientado para os discentes que apresentam medidas adicionais na disciplina de Educação Física (DL - 54/2018, de 6 de julho). Isto é, as medidas adicionais visam colmatar dificuldades acentuadas e persistentes ao nível da comunicação, interação, cognição ou aprendizagem que exigem recursos especializados de apoio à aprendizagem.

Os valores de referência disponibilizados através da plataforma FITescola® estão em linha com a bibliografia existente e procuram situar, em função do género e a idade dos avaliados, os resultados expectáveis para o aluno se considerar num patamar de zona saudável ou pelo contrário se precisa melhorar a sua aptidão física. Uma vez que estes valores refletem o que é desejado para a população estudantil é importante ter em linha de conta os discentes que apresentam barreiras na prossecução destes objetivos.

Analisando a legislação em vigor e consciente da competência profissional existente nas escolas, o Decreto Lei 54/2018, de 6 de julho, cria as condições para que estas possam elevar os padrões de qualidade das diferentes ofertas de educação e formação. Mesmo nos casos em que se identificam maiores dificuldades de participação no currículo, cabe a cada escola definir o processo no qual identifica as barreiras à aprendizagem com que o aluno se confronta, apostando na diversidade de estratégias para garantir que o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória seja atingido por todos, ainda que através de percursos diferenciados, os quais permitem a cada um progredir no currículo com vista ao seu sucesso educativo. Assim, a plataforma FITescola® permitirá sinalizar os alunos que apresentem constrangimentos e barreiras na realização dos diferentes protocolos, valorizando a identificação dos resultados em função da trajetória individual dos alunos e apresentando a sua evolução nas diferentes áreas em análise (composição corporal, aptidão cardiorrespiratória e neuromuscular). A avaliação ajustada e inclusiva perante as dificuldades diagnosticadas, reconhece a importância de monitorizar a aptidão física e disponibiliza uma informação quantitativa e qualitativa em função dos seus resultados.

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