> EDUCAÇÃO FÍSICA - CONHECIMENTOS
Educação Física à distância de um clique
Recursos educativos para trabalhar a Área dos Conhecimentos
Na área dos Conhecimentos encontram-se os conteúdos a serem abordados em
cada ano e ao longo do ciclo de estudos de acordo com as Aprendizagens
Essenciais de Educação Física (AEEF).
Para que as aprendizagens possam ser significativas e
contextualizadas, deve-se privilegiar uma lógica de trabalho de projeto, numa
estreita relação com conteúdos afins de outras disciplinas valorizando uma
abordagem interdisciplinar.
Conteúdos e recursos por ano de escolaridade
2º Ciclo
Ano
|
Conteúdos
|
Recursos
|
5º ANO
|
Identificar as capacidades físicas: resistência, força,
velocidade, flexibilidade, agilidade e coordenação (geral), de acordo com as
características do esforço realizado.
|
Vídeos
Folhas
de facto
Destaques
Documentos
|
6º ANO
|
Identificar as capacidades físicas: resistência, força,
velocidade, flexibilidade, agilidade e coordenação (geral), de acordo com as
características do esforço realizado.
|
Vídeos
Folhas de
facto
Destaques
Documentos
|
Interpreta as principais adaptações do funcionamento do
seu organismo durante a atividade física.
|
3º Ciclo
Ano
|
Conteúdos
|
Recursos
|
7º ANO
|
Relacionar aptidão física e saúde e identificar os
benefícios do exercício físico para a saúde.
|
Vídeos
Folhas de
facto
Destaques
Documentos
|
Interpretar a dimensão sociocultural dos desportos na
atualidade e ao longo dos tempos, nomeadamente os jogos olímpicos e
paralímpicos.
|
8º ANO
|
Relacionar aptidão física e saúde e identificar os fatores
associados a um estilo de vida saudável, nomeadamente o desenvolvimento das
capacidades motoras.
|
Vídeos
Folhas de
facto
Destaques
Documentos
|
Identificar e interpretar os valores olímpicos e
paralímpicos, compreendendo a sua importância para a construção de uma
sociedade moderna e inclusiva.
|
9º ANO
|
Relacionar aptidão física e saúde e identificar os fatores
associados a um estilo de vida saudável, nomeadamente o desenvolvimento das
capacidades motoras, a composição corporal, a alimentação, o repouso, a
higiene, afetividade e a qualidade do meio ambiente.
|
Vídeos
Folhas de
facto
Destaques
Documentos
|
Interpretar a dimensão sociocultural dos desportos e da
atividade física na atualidade e ao longo dos tempos, identificando fenómenos
associados a limitações e possibilidades de prática dos desportos e das
atividades físicas, tais como: o sedentarismo e a evolução tecnológica, a
poluição, o urbanismo e a industrialização, relacionando-os com a evolução
das sociedades.
|
Secundário
Ano
|
Conteúdos
|
Recursos
|
10º ANO
|
Relacionar a Aptidão Física e Saúde, identificando os
fatores associados a um estilo de vida saudável, nomeadamente o
desenvolvimento das capacidades motoras, a composição corporal, a alimentação,
o repouso, a higiene, a afetividade e a qualidade do meio ambiente.
|
Vídeos
Folhas de
facto
Destaques
Documentos
|
Interpretar a
dimensão sociocultural dos desportos e da atividade física na atualidade e ao
longo dos tempos, identificando fenómenos associados a limitações e
possibilidades de prática dos desportos e das atividades físicas, tais como:
o sedentarismo e a evolução tecnológica, a poluição, o urbanismo e a
industrialização, relacionando-os com a evolução das sociedades.
|
Realizar a prestação de socorro a uma vítima de paragem
cardiorrespiratória, no contexto das atividades físicas ou outro e
interpretá-la como uma ação essencial, reveladora de responsabilidade
individual e coletiva:
•
cumpre e explica a importância da cadeia de
sobrevivência (ligar 112, reanimar, desfibrilhar, estabilizar);
•
assegura as condições de segurança para o
reanimador, vítima e terceiros;
•
realiza o exame primário da vítima, numa breve
sucessão de ações, avaliando a sua reatividade, a permeabilização da via
aérea e a ventilação;
•
contacta os serviços de emergência (112)
prestando a informação necessária (vítima, local, circunstâncias) de forma
clara e eficiente;
•
realiza as manobras de Suporte Básico de Vida
e Desfibrilhação Automática Externa (SBVDAE), de acordo com o algoritmo
atual, emanado pelo European Ressuscitation Council (ERC);
•
reconhece uma obstrução grave e ligeira da via
aérea, aplicando as medidas de socorro adequadas (encorajamento da tosse,
remoção de qualquer obstrução visível, palmadas interescapulares, manobra de
Heimlich).
|
11º ANO
|
Conhecer os métodos e meios de treino mais adequados ao
desenvolvimento ou manutenção das diversas capacidades motoras.
|
Vídeos
Folhas de
facto
Destaques
Documentos
|
Conhecer e interpretar os fatores de saúde e risco
associados à prática das atividades físicas utilizando esse conhecimento de
modo a garantir a realização de atividade física em segurança, nomeadamente:
•
dopagem e riscos de vida e/ou saúde;
•
doenças e lesões;
•
condições materiais, de equipamentos e de
orientação do treino.
|
12º ANO
|
Conhecer e utilizar os métodos e meios de treino mais
adequados ao desenvolvimento ou manutenção das diversas capacidades motoras,
de acordo com a sua aptidão atual e o estilo de vida, cuidando o doseamento
da intensidade e duração do esforço, respeitando em todas as situações os
princípios básicos do treino.
|
Vídeos
Folhas de
facto
Destaques
Documentos
|
Analisar criticamente aspetos gerais da ética na
participação nas Atividades Físicas Desportivas, relacionando os interesses
sociais, económicos, políticos e outros com algumas das suas “perversões”,
nomeadamente:
•
especialização precoce e exclusão ou abandono
precoces;
•
violência (dos espectadores e dos atletas) vs.
espírito desportivo;
•
corrupção vs. verdade desportiva.
|
Conteúdos e recursos por temas
Estilo de Vida Saudável
Aptidão Física e Desenvolvimento das Capacidades Motoras
|