> EDUCAÇÃO FÍSICA - CONHECIMENTOS
Educação Física à distância de um clique


Recursos educativos para trabalhar a Área dos Conhecimentos



Na área dos Conhecimentos encontram-se os conteúdos a serem abordados em cada ano e ao longo do ciclo de estudos de acordo com as Aprendizagens Essenciais de Educação Física (AEEF).    

Para que as aprendizagens possam ser significativas e contextualizadas, deve-se privilegiar uma lógica de trabalho de projeto, numa estreita relação com conteúdos afins de outras disciplinas valorizando uma abordagem interdisciplinar.

   

Conteúdos e recursos por ano de escolaridade


2º Ciclo

Ano

Conteúdos

Recursos

5º ANO

Identificar as capacidades físicas: resistência, força, velocidade, flexibilidade, agilidade e coordenação (geral), de acordo com as características do esforço realizado.

Vídeos

Folhas de facto

Destaques

Documentos

6º ANO

Identificar as capacidades físicas: resistência, força, velocidade, flexibilidade, agilidade e coordenação (geral), de acordo com as características do esforço realizado.

Vídeos

Folhas de facto

Destaques

Documentos

Interpreta as principais adaptações do funcionamento do seu organismo durante a atividade física.



3º Ciclo

Ano

Conteúdos

Recursos

7º ANO

Relacionar aptidão física e saúde e identificar os benefícios do exercício físico para a saúde.

Vídeos

Folhas de facto

Destaques

Documentos

Interpretar a dimensão sociocultural dos desportos na atualidade e ao longo dos tempos, nomeadamente os jogos olímpicos e paralímpicos.

8º ANO

Relacionar aptidão física e saúde e identificar os fatores associados a um estilo de vida saudável, nomeadamente o desenvolvimento das capacidades motoras.

Vídeos

Folhas de facto

Destaques

Documentos

Identificar e interpretar os valores olímpicos e paralímpicos, compreendendo a sua importância para a construção de uma sociedade moderna e inclusiva.

9º ANO

Relacionar aptidão física e saúde e identificar os fatores associados a um estilo de vida saudável, nomeadamente o desenvolvimento das capacidades motoras, a composição corporal, a alimentação, o repouso, a higiene, afetividade e a qualidade do meio ambiente.

Vídeos

Folhas de facto

Destaques

Documentos

Interpretar a dimensão sociocultural dos desportos e da atividade física na atualidade e ao longo dos tempos, identificando fenómenos associados a limitações e possibilidades de prática dos desportos e das atividades físicas, tais como: o sedentarismo e a evolução tecnológica, a poluição, o urbanismo e a industrialização, relacionando-os com a evolução das sociedades.




Secundário

Ano

Conteúdos

Recursos

10º ANO

Relacionar a Aptidão Física e Saúde, identificando os fatores associados a um estilo de vida saudável, nomeadamente o desenvolvimento das capacidades motoras, a composição corporal, a alimentação, o repouso, a higiene, a afetividade e a qualidade do meio ambiente.

Vídeos

 

Folhas de facto

 

Destaques

 

Documentos

 Interpretar a dimensão sociocultural dos desportos e da atividade física na atualidade e ao longo dos tempos, identificando fenómenos associados a limitações e possibilidades de prática dos desportos e das atividades físicas, tais como: o sedentarismo e a evolução tecnológica, a poluição, o urbanismo e a industrialização, relacionando-os com a evolução das sociedades.

Realizar a prestação de socorro a uma vítima de paragem cardiorrespiratória, no contexto das atividades físicas ou outro e interpretá-la como uma ação essencial, reveladora de responsabilidade individual e coletiva:

        cumpre e explica a importância da cadeia de sobrevivência (ligar 112, reanimar, desfibrilhar, estabilizar);

        assegura as condições de segurança para o reanimador, vítima e terceiros;

        realiza o exame primário da vítima, numa breve sucessão de ações, avaliando a sua reatividade, a permeabilização da via aérea e a ventilação;

        contacta os serviços de emergência (112) prestando a informação necessária (vítima, local, circunstâncias) de forma clara e eficiente;

        realiza as manobras de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBVDAE), de acordo com o algoritmo atual, emanado pelo European Ressuscitation Council (ERC);

        reconhece uma obstrução grave e ligeira da via aérea, aplicando as medidas de socorro adequadas (encorajamento da tosse, remoção de qualquer obstrução visível, palmadas interescapulares, manobra de Heimlich).

11º ANO

Conhecer os métodos e meios de treino mais adequados ao desenvolvimento ou manutenção das diversas capacidades motoras.

Vídeos

 

Folhas de facto

 

Destaques

 

Documentos

Conhecer e interpretar os fatores de saúde e risco associados à prática das atividades físicas utilizando esse conhecimento de modo a garantir a realização de atividade física em segurança, nomeadamente:

        dopagem e riscos de vida e/ou saúde;

        doenças e lesões;

        condições materiais, de equipamentos e de orientação do treino.

12º ANO

Conhecer e utilizar os métodos e meios de treino mais adequados ao desenvolvimento ou manutenção das diversas capacidades motoras, de acordo com a sua aptidão atual e o estilo de vida, cuidando o doseamento da intensidade e duração do esforço, respeitando em todas as situações os princípios básicos do treino.

Vídeos

 

Folhas de facto

 

Destaques

 

Documentos

Analisar criticamente aspetos gerais da ética na participação nas Atividades Físicas Desportivas, relacionando os interesses sociais, económicos, políticos e outros com algumas das suas “perversões”, nomeadamente:

        especialização precoce e exclusão ou abandono precoces;

        violência (dos espectadores e dos atletas) vs. espírito desportivo;

        corrupção vs. verdade desportiva.




Conteúdos e recursos por temas


Estilo de Vida Saudável










O que é uma caloria?  | Vídeo   






Aptidão Física e Desenvolvimento das Capacidades Motoras


Aptidão Física e Saúde  | Vídeo





Lesões





Movimento Olímpico


Olimpismo  | Pdf - COP   

Os Símbolos Olímpicos  | Pdf - COP   

Marcas do Movimento Olímpico  | Pdf - COP   

Os Jogos Olímpicos  | Pdf - COP   

Os Campeões Olímpicos  | Pdf - COP   

Os Medalhados Olímpicos  | Pdf - COP   



Suporte Básico de Vida




 

Area Reservada


Area Reservada


Area Reservada


GEOFITescola
headerlogosbar.png Programa Operacional de Assistência Técnica FSE Quadro de Referência Estratégico Nacional Governo de Portugal Fundo Social Europeu Ministério da Educação e Ciência Direção-Geral da Educação Desporto Escolar Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana