> PERFIL ATLÉTICO
Sinalização

FITescola® foi concebido para educar para a saúde, sendo igualmente um instrumento que permite detetar o Perfil Atlético dos alunos através de uma bateria de testes de aptidão física considerada fundamental para o rendimento desportivo: a aptidão aeróbia, a composição corporal e a aptidão neuromuscular (força muscular, resistência, velocidade, agilidade e flexibilidade).

Um diagnóstico ajustado ao género e à idade que permite conhecer o nível de aptidão física dos alunos, conduz à motivação destes para a adoção de comportamentos que promovem a saúde e o bem estar,  designadamente, a prática de mais exercício físico, cuidados na alimentação, e no reconhecimento da importância do sono.

O Perfil Atlético apresenta-se como o nível mais elevado da aptidão física, tornando-se um desafio e mais uma motivação para a superação dos alunos. Neste contexto, o professor da disciplina de Educação Física, tem um papel fundamental na criação de condições para a melhoria constante dos níveis de aptidão física, promovendo e mobilizando os alunos para a prática da atividade física e desportiva.

A sinalização do Perfil Atlético e a disponibilização desta informação aos Encarregados de Educação, levará a que estes possam facultar, caso o entendam, ao Comité Olímpico de Portugal (COP), os resultados dos seus educandos, permitindo, deste modo, uma orientação desportiva devidamente enquadrada através do COP.

Assim, o FITescola®, através deste modelo de identificação e encaminhamento, pretende dar o seu contributo para a melhoria da prática desportiva (Escolar e Federada) da população estudantil portuguesa, potenciando o Sistema Desportivo Nacional.


           infograma sinalizacao.png


 

PA_Medal2.png FITescola ®   - Sinalização Específica 

A obtenção do Perfil Atlético em determinados testes de Aptidão Física (FITescola® - Aptidão Aeróbia e Aptidão Neuromuscular (Força, Flexibilidade, Velocidade e Agilidade), conduz a uma imediata sinalização do aluno, atribuindo-lhe uma medalha de ouro. A sinalização específica permite a identificação de um aluno que apresenta resultados de excelência em dois testes específicos em função do género e da idade:


tabelas sinalização específica.png


 

PA_Medal1.png FITescola ® - Sinalização Primária 

A sinalização primária visa a identificação dos alunos que, embora não demonstrem resultados de excelência nos dois protocolos mais preditores, apresentam um registo elevado no teste mais relevante e num dos outros testes disponíveis na bateria de testes de aptidão física, atribuindo-lhes uma medalha de prata. Neste caso, o encaminhamento dos alunos para o Desporto Escolar, valorizará as práticas existentes (Clubes e Grupos/Equipa), promovendo o desenvolvimento desportivo dos alunos.


tabelas sinalização primária.png

 

Area Reservada


Area Reservada


Area Reservada


GEOFITescola
headerlogosbar.png Programa Operacional de Assistência Técnica FSE Quadro de Referência Estratégico Nacional Governo de Portugal Fundo Social Europeu Ministério da Educação e Ciência Direção-Geral da Educação Desporto Escolar Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana
2020 @ FITescola®, Todos os direitos Reservados