SAIBA COMO O PROMOVER E APROVEITAR.
O FITescola® foi concebido para avaliar e educar crianças e adolescentes acerca da aptidão física relacionada com a saúde, avaliando três componentes de aptidão física considerados importantes pela sua estreita relação com a saúde em geral e com o bom funcionamento do organismo.
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O FITescola® e a Educação Física
A prática de atividade física regular concorre para a melhoria da saúde, o bom funcionamento do organismo e o bem-estar ao longo da vida. A idade escolar surge como uma oportunidade única de intervir, promovendo a prática do exercício físico regular, através de experiências agradáveis de aptidão física, fundamentais na prevenção do sedentarismo, já que é no decorrer deste período que se instalam grande parte dos hábitos morbidogénicos. A Educação Física desempenha um papel de destaque fundamental para que crianças e adolescentes possam ser fisicamente ativos ao longo da vida.
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A prática de atividade física regular concorre para a melhoria da saúde, o bom funcionamento do organismo e o bem-estar ao longo da vida. A idade escolar surge como uma oportunidade única de intervir, promovendo a prática do exercício físico regular, através de experiências agradáveis de aptidão física, fundamentais na prevenção do sedentarismo, já que é no decorrer deste período que se instalam grande parte dos hábitos morbidogénicos. A Educação Física desempenha um papel de destaque fundamental para que crianças e adolescentes possam ser fisicamente ativos ao longo da vida.
Jovens que praticam regularmente atividade física para além de verem melhorias na sua aptidão física, encontram diversos benefícios nas mais diversas componentes, incluindo benefícios psicológicos, cognitivos, biológicos e também sociais.
O aumento da atividade física, a redução do comportamento sedentário e a melhoria da aptidão física promovem benefícios que vão para além do seu efeito favorável na saúde de crianças e adolescentes. Jovens que passam mais tempo a praticar exercício e menos tempo em comportamentos como ver televisão ou jogar jogos de computador e consolas experienciam adaptações funcionais que irão estar associadas a uma melhoria do desempenho cognitivo e do sucesso escolar. Benefícios na aprendizagem podem ocorrer pela melhoria de funções cognitivas básicas como a atenção e memória que são aprimoradas pela prática de atividade física e redução do tempo sedentário que têm efeito na aptidão física. A promoção da atividade física dentro do meio escolar é essencial. Dedicar uma parte do período escolar à prática de atividade física que visa a melhoria da aptidão física irá contribuir para o sucesso escolar de forma mais positiva do que dedicar este tempo exclusivamente a atividades académicas.
Os programas escolares devem promover a longo prazo a prática de atividade física regular e adequada, ao invés de se centrarem apenas na avaliação e desempenho da aptidão física de crianças e adolescentes. Informar os alunos e realçar diretamente o seu comportamento, em vez de evidenciar apenas os resultados obtidos, pode ser decisivo na promoção da prática de atividade física ao longo da vida.
A avaliação da aptidão física e da atividade física e comportamento sedentário é fundamental para sensibilizar crianças e adolescentes para a importância do desenvolvimento de hábitos de atividade física regulares ao longo da vida. É fundamental que as crianças e os adolescentes sejam fisicamente ativos para que seja possível manter uma boa aptidão física. Todos os elementos incluídos no FITescola® foram metodicamente pensados como um apoio na conquista dos alunos para uma das finalidades educativas expressas no Programa Nacional de Educação Física, nomeadamente, ensiná-los a enquadrar a atividade física como parte importante do seu quotidiano.
O FITescola® e o Professor de Educação Física
O FITescola® é um aliado fundamental do professor de Educação Física que lhe vai permitir ajudar os seus alunos a serem fisicamente educados. A plataforma foi pensada para que o aluno conjuntamente com o professor, os amigos e a família possa adotar hábitos de vida saudáveis, contudo compete ao professor de educação física o papel central de gerir todo o processo para educar crianças e adolescentes a serem fisicamente ativos e a adotarem estilos de vida saudáveis.
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O FITescola® é um aliado fundamental do professor de Educação Física que lhe vai permitir ajudar os seus alunos a serem fisicamente educados. A plataforma foi pensada para que o aluno conjuntamente com o professor, os amigos e a família possa adotar hábitos de vida saudáveis, contudo compete ao professor de educação física o papel central de gerir todo o processo para educar crianças e adolescentes a serem fisicamente ativos e a adotarem estilos de vida saudáveis.
O Professor desempenha um papel fundamental não apenas durante a aula mas também para fornecer ferramentas que ajudem os jovens a ser fisicamente ativos para a vida.
É ao professor de educação física que compete o papel de auxiliar os alunos a compreender o que significam os resultados e as propostas que lhes são apresentadas pelo FITescola®. Todo o processo inicia-se com uma avaliação inicial mas não se cinge a esta existindo um ciclo no qual compete ao professor o papel de orientar o aluno para a adoção de estilos de vida saudáveis.
O FITescola® desenvolveu uma bateria de testes para AVALIAR três componentes da aptidão física: aptidão aeróbia, composição corporal, e aptidão neuromuscular (força muscular, resistência, velocidade, agilidade e flexibilidade). A avaliação da atividade física e do comportamento sedentário é da responsabilidade do aluno mas o professor deverá auxiliar o aluno neste processo. Para auxiliar o professor no ciclo de ensino e aprendizagem a plataforma disponibiliza formulários que devem ser descarregados na sua área privada para que possa REGISTAR os dados dos seus alunos, sendo posteriormente possível carregar toda a informação na plataforma para serem gerados relatórios. A possibilidade de escolher diferentes relatórios foi pensada para que o professor possa INFORMAR o aluno ajudando-o a perceber os seus valores, nomeadamente o que é estar na “Zona Saudável”, na zona “Precisa Melhorar” ou enquadrar-se num "Perfil Atlético". O trabalho do professor não passa apenas por trabalhar a aptidão física durante a aula de educação física, este deverá ACONSELHAR o aluno para que consiga optar por estilos de vida saudáveis também fora da aula e fora do contexto escolar. A ajuda do professor é fundamental neste processo é ele quem melhor conhece os alunos, as suas motivações e competências físicas, possuindo também todos os conhecimentos que são necessários para ACOMPANHAR os alunos neste processo de ensino e aprendizagem. Pretende-se que a aliança entre os professores de educação física e o FITescola® seja produtiva e ajude os alunos a atingirem os objetivos previstos nos programas nacionais de Educação Física.
Aptidão Física
O FITescola® foi concebido para educar e avaliar os jovens para a aptidão física relacionada com a saúde de crianças e adolescentes, através de uma bateria de testes físicos que tem em conta as três componentes de aptidão física consideradas importantes pela sua estreita relação com a saúde em geral e com o bom funcionamento do organismo. As três componentes são: a aptidão aeróbia, a composição corporal e a aptidão neuromuscular (força muscular, resistência, velocidade, agilidade e flexibilidade).
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O FITescola® foi concebido para educar e avaliar os jovens para a aptidão física relacionada com a saúde de crianças e adolescentes, através de uma bateria de testes físicos que tem em conta as três componentes de aptidão física consideradas importantes pela sua estreita relação com a saúde em geral e com o bom funcionamento do organismo. As três componentes são: a aptidão aeróbia, a composição corporal e a aptidão neuromuscular (força muscular, resistência, velocidade, agilidade e flexibilidade).
Os resultados obtidos nestes testes são avaliados em função de critérios de saúde. Os padrões de zona saudável são padrões critério-referenciados, estabelecidos para indicar os níveis de aptidão física que se encontram relacionados com parâmetros de saúde. Estes valores facilitam comparações entre crianças e evidenciam a aptidão física associada à saúde, ao invés de metas apenas baseadas no desempenho físico. Desta forma, a avaliação do aluno compreende duas zonas:
Zona Saudável ( Perfil Atlético)
Precisa Melhorar
Os alunos que praticam atividade física de uma forma regular facilmente atingirão a zona saudável de aptidão física. Daí que seja possível estimular os alunos para tirar partido dos benefícios associados à prática de atividade física, incutindo-lhes de que apenas será necessário um volume de exercício semanal relativamente reduzido.
Atividade Física e Comportamento Sedentário
Segundo as recomendações para a prática de atividade física da Organização Mundial de Saúde todas as crianças e adolescentes devem praticar atividade física de intensidade pelo menos moderada 60 minutos todos os dias, incluindo atividades de intensidade vigorosa pelo menos três vezes por semana. A prática regular de atividade física ajuda a promover uma boa aptidão física e bem-estar. Complementarmente, existe evidência de que a prática regular de atividade física e a aptidão física melhoram o rendimento cognitivo e o sucesso escolar.
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Segundo as recomendações para a prática de atividade física da Organização Mundial de Saúde todas as crianças e adolescentes devem praticar atividade física de intensidade pelo menos moderada 60 minutos todos os dias, incluindo atividades de intensidade vigorosa pelo menos três vezes por semana. A prática regular de atividade física ajuda a promover uma boa aptidão física e bem-estar. Complementarmente, existe evidência de que a prática regular de atividade física e a aptidão física melhoram o rendimento cognitivo e o sucesso escolar.
Os comportamentos sedentários são uma das principais causas do desenvolvimento de várias doenças crónicas estando a sua redução associada também a outros benefícios psicossociais. As recomendações apontam que o tempo que cada criança e adolescente despende em atividades recreativas consideradas sedentárias não deverá exceder as duas horas diárias.
Na plataforma FITescola®o aluno desempenha um papel central, sendo responsável por registar na sua área privada um diário das atividades que realiza num dia de semana e num dia de fim-de-semana. Este registo irá permitir a caraterização da atividade física e do comportamento sedentário do aluno sendo que com a informação registada será possível conhecer o dispêndio energético diário e avaliar se o aluno tem um estilo de vida ativo ou deverá modificar os seus hábitos para atingir as recomendações. O professor deverá, com base nesta informação, auxiliar e conduzir o aluno para que este consiga ser capaz de atingir as recomendações de atividade física que lhe vão possibilitar estar na zona saudável.
Relatórios
Com base nos níveis de aptidão física e de atividade e comportamento sedentário serão gerados relatórios individuais respeitantes a cada avaliação, com a respetiva classificação na zona em que o aluno se encontra. O relatório é direcionado para o aluno apresentando um aconselhamento personalizado para o ajudar a melhorar a sua aptidão física, de forma a atingir a zona saudável.
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Com base nos níveis de aptidão física e de atividade e comportamento sedentário serão gerados relatórios individuais respeitantes a cada avaliação, com a respetiva classificação na zona em que o aluno se encontra. O relatório é direcionado para o aluno apresentando um aconselhamento personalizado para o ajudar a melhorar a sua aptidão física, de forma a atingir a zona saudável.
O relatório funciona como uma forma de relembrar o que os alunos aprendem nas aulas de Educação Física, para além de serem uma ótima forma de obter o apoio dos encarregados de educação para a prática de atividade física dos seus educandos. A informação dada aos alunos acerca do desempenho nos diferentes testes de aptidão física e a respetiva interpretação com base em indicadores de saúde poderá ser um fator importante na motivação intrínseca para a participação voluntária dos alunos nas diferentes atividades. Adicionalmente, o papel do professor de educação física torna-se fundamental para ajudar na interpretação dos resultados junto dos alunos, sendo este um momento importante para transmitir e reforçar a informação sobre os benefícios a curto e longo prazo da prática de atividade física regular. Um dos relatórios gerados pelo FITescola® indica o padrão de atividade física e comportamento sedentário. Este relatório refere-se ao registo de atividades diárias para um dia de semana e um dia de fim-de semana, sendo este registo efetuado pelo aluno na sua área privada. Considerando o dispêndio energético de cada uma destas atividades e a sua duração, o relatório reporta o dispêndio energético diário e um índice de dispêndio energético. Estes indicadores energéticos ilustram as opções diárias relativamente a uma vida mais ativa ou sedentária. São estas opções que podem também influenciar a aptidão física e a saúde. Estes relatórios são mais uma caraterística única do FITescola®.
Recursos
Uma importante função do FITescola® é a divulgação de informação que contribua para alargar o conhecimento de professores e alunos nesta área, sendo um dos grandes objetivos a promoção e educação de estilos de vida saudáveis. O professor de educação física desempenha um papel fundamental na promoção de hábitos de vida saudáveis, desta forma a plataforma FITescola® foi criada para proporcionar ao professor de educação física ferramentas que o vão auxiliar na transmissão de conhecimentos, atitudes e capacidades necessárias para que crianças e adolescentes tenham uma vida ativa e saudável.
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Uma importante função do FITescola® é a divulgação de informação que contribua para alargar o conhecimento de professores e alunos nesta área, sendo um dos grandes objetivos a promoção e educação de estilos de vida saudáveis. O professor de educação física desempenha um papel fundamental na promoção de hábitos de vida saudáveis, desta forma a plataforma FITescola® foi criada para proporcionar ao professor de educação física ferramentas que o vão auxiliar na transmissão de conhecimentos, atitudes e capacidades necessárias para que crianças e adolescentes tenham uma vida ativa e saudável.
A plataforma disponibiliza recursos em oito áreas de informação que irão contribuir para o alargamento da informação disponível para o professor. As oito áreas incluem Aptidão Física, Atividade Física, Comportamento Sedentário, Desporto, Hidratação, Materiais Pedagógicos, Nutrição, e Saúde e Bem-estar.
Toda a informação é dinamizada na plataforma recorrendo a folhas de facto que resumem conhecimento técnico-científico. O Professor poderá consultar esta informação para esclarecer os mais diversos conceitos, tendo para isso informação atualizada disponível para transmitir aos seus alunos, incluindo-se também a divulgação de resultados científicos relevantes. O Professor desempenha também um papel importante no auxílio da interpretação da informação disponibilizada para todos os alunos.
GEOFITescola®
O FITescola® disponibiliza informação com localização geográfica relativa ao território nacional, ao ordenamento da organização dos agrupamentos de escolas e à unidade escolar. Esta informação é de natureza pública e permite um acesso imediato e fácil aos dados de natureza dinâmica existentes em ordem ao tempo e respetivas sequências temporais. Esta funcionalidade compreende uma diversidade de interações de parâmetros como a zona geográfica, o género e a idade, permitindo uma apreciação detalhada e estratificada da informação disponível.
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O FITescola® disponibiliza informação com localização geográfica relativa ao território nacional, ao ordenamento da organização dos agrupamentos de escolas e à unidade escolar. Esta informação é de natureza pública e permite um acesso imediato e fácil aos dados de natureza dinâmica existentes em ordem ao tempo e respetivas sequências temporais. Esta funcionalidade compreende uma diversidade de interações de parâmetros como a zona geográfica, o género e a idade, permitindo uma apreciação detalhada e estratificada da informação disponível.
O GEOFITescola® tem como finalidade comunicar com simplicidade e eficácia o repositório dos dados integrados na base de dados, a oferta nacional de Desporto Escolar e a oferta nacional de Desporto Federado.
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