1 - Realizar uma ativação geral com a duração suficiente de forma a evitar lesões e aumentar a predisposição biológica para o teste.
2 - Usar cones sinalizadores para identificar o percurso da prova e a zona de desaceleração.
3 - O professor é responsável pelo início e fim da prova.
4 - O professor deverá estar colocado na linha final para cronometrar o tempo.
5 - Organizar os alunos de forma a facilitar a avaliação.
6 - Após identificar os grupos explique os procedimentos do teste:
A) O aluno deve posicionar-se de pé atrás da linha que
assinala o ponto de partida, com os membros inferiores
em afastamento ântero-posterior e o tronco ligeiramente
inclinado à frente (partida de pé);
B) A cronometragem é manual após um sinal auditivo e/ou visual;
C) O cronómetro é acionado no momento em que é dado o sinal de partida;
D) Os alunos não devem diminuir a velocidade na aproximação à linha final;
E) O cronómetro é parado logo que o peito do aluno ultrapasse a linha de chegada;
F) No final do teste, os alunos devem realizar o retorno à calma numa área selecionada pelo professor.
7 - Devem ser efetuadas 2 tentativas por aluno. O valor registado é o melhor resultado das duas avaliações em centésimos (por exemplo, 8,45 s).