O teste de Senta e Alcança consiste na flexão máxima do tronco na posição de sentado no chão. Este teste tem como objetivo avaliar a flexibilidade dos membros inferiores.
Uma boa flexibilidade durante a infância e a adolescência está associada a uma boa amplitude de movimento. Pode promover uma postura correta e um alinhamento eficaz da cintura pélvica promovendo a redução de dores na região lombar. O teste Senta e Alcança permite ainda determinar simetrias (ou assimetrias) na flexibilidade dos músculos posteriores da coxa.
Para realizar o teste do Senta e Alcança é necessária uma caixa específica. A caixa requer 30 cm de altura apresentando na parte superior um prolongamento de 22,5 cm. É sobre este prolongamento que se coloca uma régua que fica com o zero na extremidade virada para o aluno e os 22,5 cm a coincidir com o início da caixa.
1 - O aluno deve sentar-se no chão, descalço e de frente para a caixa, com uma perna em extensão completa, encostando o pé à caixa e a outra deve estar fletida, com a planta do pé bem assente no chão, alinhada com o joelho da perna em extensão..
2 - Depois de posicionado, o aluno deve fletir o tronco à frente 4
vezes, tentando chegar o mais longe possível na régua colocada
na parte superior da caixa. À quarta vez deve manter a posição
durante 1 segundo. O joelho fletido deverá ficar do lado de fora
dos braços, de modo a permitir o avanço do tronco. As palmas das
mãos devem estar viradas para baixo, sobrepostas e com os dedos
estendidos, mantendo sempre a posição inicial das pernas. As
mãos devem deslizar de forma lenta e controlada, não deixando
que nenhuma das mãos chegue mais longe do que a outra.
3 - O aluno deve tentar atingir a distância máxima, sendo que para efeitos de registo conta o valor alcançado pelo dedo médio. O aluno deverá manter esta posição pelo menos durante 1s.
4 - O aluno deverá repetir as instruções acima mas alternar a perna. Se a primeira repetição foi executada com a perna direita em extensão, na segunda repetição esta mesma perna deve ser fletida e a esquerda deve estar agora em extensão.
5 - Registe o valor das duas avaliações em cm (por exemplo, se o valor for de 20,2 cm o resultado registado é de 20,2 cm).
6 - Sugere-se que o professor exemplifique a técnica correta.
Consultar os valores de referência por género e idade.