Página Inicial > Quem Somos

O FITescola®
A Escola é o meio privilegiado para a promoção de comportamentos saudáveis em crianças e adolescentes. A atividade física e a aptidão física são determinantes para a aprendizagem de hábitos saudáveis ao longo da vida. Com vista a educar e a estimular a população estudantil para uma melhor qualidade de vida, a FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA e a DIREÇÃO GERAL DA EDUCAÇÃO associaram-se para o desenvolvimento e a aplicação do FITescola®.   Ver aqui uma descrição detalhada do programa.


A Organização Mundial de Saúde identificou os oito fatores de risco que mais limitam a saúde: consumo de tabaco, ingestão de álcool, inatividade física, consumo insuficiente de frutas e vegetais, obesidade, diabetes, hipertensão arterial e hipercolesterolémia. Algumas destas condições podem ser prevenidas e coadjuvadas pela redução do sedentarismo e aumento da aptidão física.

O sedentarismo é um importante fator de risco de doença das artérias coronárias, hipertensão arterial, obesidade, dislipidémia, diabetes tipo 2, alguns tipos de cancro, osteoporose, artrite, ansiedade e depressão, tendo uma relação direta com a morbilidade e com a qualidade de vida e bem estar.

Embora muitas das repercussões clínicas ocorram na idade adulta, a incubação e o desenvolvimento do risco podem iniciar-se nas idades pediátricas. De acordo com as recomendações para a atividade física de diversos organismos internacionais, a influência dos comportamentos dos jovens visando o aumento da atividade física e desportiva, da aptidão física, e do combate ao sedentarismo, é uma prioridade com benefícios para a saúde e o desempenho escolar dos jovens.








A QUEM SE DESTINA?


O FITescola® destina-se a todos os alunos do ensino básico e secundário, baseando-se em toda a comunidade escolar composta por alunos, professores, auxiliares de ação educativa e encarregados de educação, sendo a sua utilização extensiva aos técnicos de saúde e autarquias.






O QUE É?
O FITescola® é uma plataforma online, gratuita, que tem como objetivo a promoção de estilos de vida saudáveis educando os jovens para serem fisicamente ativos. Permite também a avaliação da aptidão física e da atividade física de crianças e adolescentes através da aplicação de uma bateria de testes selecionados para o efeito.






Com base nos dados introduzidos, são disponibilizados vários tipos de relatórios, permitindo-se igualmente várias comparações: entre a turma, na escola e com médias nacionais.







Uma ferramenta educacional importante é a avaliação da atividade física, produzindo-se um relatório com base nos dados introduzidos pelos alunos e que inclui a PIRÂMIDE DA ATIVIDADE FÍSICA para a avaliação realizada.

A pirâmide da atividade física é uma maneira simples e fácil de representar o tipo e a quantidade de atividade física que os jovens devem praticar.

O primeiro patamar da pirâmide, a sua porção mais larga, inclui as atividades que devem ser praticadas diariamente. São atividades do tipo aeróbio, tais como andar a pé, andar de bicicleta, subir escadas em vez de usar o elevador, passear o cão, entre outras.

O segundo patamar da pirâmide inclui também atividades do tipo aeróbio mas que normalmente são realizadas com uma maior intensidade, como por exemplo jogar futebol, basquetebol, natação, patinagem e que devem ser efetuadas 3 a 5 vezes por semana.

No terceiro patamar estão representados exercícios de força e de flexibilidade, os quais devem ser praticados 2 a 3 vezes por semana. Estes exercícios incluem a execução de abdominais, flexões de braços, flexões de pernas, entre outros.

No topo da pirâmide estão as atividades a evitar. São atividades que revelam comportamentos sedentários, como ver TV, usar o computador ou jogar vídeojogos.



Para além de recursos multimédia de apoio à realização da bateria de testes físicos, está igualmente disponível um conjunto alargado e atualizado de recursos que compreendem diferentes áreas de informação, como por exemplo a definição de conceitos relativos à alimentação e à atividade física e a divulgação de resultados científicos relevantes.


Area Reservada





Recursos
 
Ministério da Educação e Ciência Direção-Geral da Educação Desporto Escolar Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana
2017 @ FITescola®, Todos os direitos Reservados