Página Inicial > TESTES > PERÍMETRO DA CINTURA

PERÍMETRO DA CINTURA


DESCRIÇÃO E OBJETIVO

O Perímetro da Cintura é uma medida de concentração de adiposidade na zona do abdómen. Este teste tem como objetivo estimar a adiposidade abdominal. 


RELAÇÃO COM A SAÚDE

O Perímetro da Cintura relaciona-se com a gordura abdominal (subcutânea e visceral) e com a gordura corporal total. Um Perímetro da Cintura elevado é considerado um fator de risco de doenças cardiometabólicas e respiratórias.   


EQUIPAMENTO 

Fita métrica não elástica. 


INSTRUÇÕES

1 - Solicitar ao aluno que se coloque de pé com a barriga descontraída e que levante a camisola de forma a expor a zona a medir (a medição não deve ser realizada por cima da camisola).

2 - Seguidamente, posicione-se de frente para o aluno e coloque a fita métrica à volta da cintura, no plano horizontal, 1 cm acima do topo das cristas ilíacas. 

3 - Peça ao aluno que efetue uma expiração normal. Certifique-se que a fita métrica não comprime a pele. Registe o valor obtido no final da expiração em cm e com uma precisão de 0,1 cm (por exemplo, um resultado de 60 cm é registado como 60,0 cm). Volte a repetir a medição sendo que o valor registado será a média das duas medições.


Importante: É provável que a avaliação do perímetro da cintura suscite algum desconforto ao aluno, pelo que o professor deve realizar as medições num local que ofereça alguma privacidade. O professor deve ainda dar instruções ao aluno para se descontrair.



INTERPRETAÇÃO

Consultar os valores de referência por género e idade.


Importante: Os resultados relativos à avaliação da composição corporal do aluno deverão ser transmitidos pessoalmente nunca expondo o aluno aos restantes colegas.



Recursos Disponíveis

Recursos Multimédia Videos Recursos Multimédia PDFs 


Valores de Referência

Valores de Referência 




Recursos
Programa Operacional de Assistência Técnica FSE Quadro de Referência Estratégico Nacional Governo de Portugal Fundo Social Europeu Ministério da Educação e Ciência Direção-Geral da Educação Desporto Escolar Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana
2017 @ FITescola®, Todos os direitos Reservados