Página Inicial > ALUNOS

O FITescola® e os Amigos


A atividade física que fazemos é influenciada por diversos fatores. Esses fatores levam a que a atividade física resulte num maior ou menor bem-estar e qualidade de vida, por isso torna-se essencial saber como devemos estar motivados para sermos cada vez mais ativos.



Existe um ditado popular que diz que “quem corre por gosto não cansa”. É importante que escolhas atividades que gostas de fazer, ou que possas aprender a gostar para que sejas mais facilmente ativo todos os dias.

Na figura que se encontra em cima o que gostamos de fazer é a seta das “motivações mais autónomas”, aquelas com que nos identificamos mais, que estão de acordo com o que consideramos importante, que nos interessam e que nos dão mais prazer.
Para termos mais motivações autónomas é importante satisfazer as necessidades psicológicas básicas, que estão representadas pela segunda seta. Para isso é necessário que a atividade física que estamos a fazer esteja de acordo com aquilo que consideramos importante, e sentirmos que não estamos a fazê-la de forma forçada. É igualmente importante sentir que somos capazes, que faz sentido fazê-la e sabe-se que a atividade física com amigos ou a família é mais duradoura e resulta melhor.

O teu comportamento resulta de influências a vários níveis, que se podem dividir em externos e internos:
- As externas mais próximas do teu comportamento são a tua família e amigos, as mais distantes são as leis e o ambiente físico e social.
- As internas mais próximas do teu comportamento são as tuas capacidades físicas e as mais distantes são os teus genes.



Os níveis de influência externos estão permanentemente a criar oportunidades e dificuldades para o teu comportamento. Procura reconhecê-las para que as tuas atitudes sejam mais saudáveis e te levem a sentir cada vez melhor.
Os níveis de influência internos podem-se expressar ou ser reprimidos através dos teus comportamentos. Procura manter-te em forma para que possam expressar todo o teu potencial de saúde.

No caso específico dos amigos, eles têm uma influência decisiva nos teus comportamentos, seja para o que te faz bem, seja para o que te faz mal.
Procura identificar as situações em que, provavelmente no meio de uma brincadeira ou experiência nova, algum dos teus amigos esteja a criar um problema para ti. Pode ser algo tão simples como pedir-te para jogares online com ele durante horas a fio (sabe-se que estar sentado em atividades de brincadeira mais do que duas horas por dia não faz bem), ou algo mais complicado como propor-te uma “nova experiência” que altere a tua perceção e comportamento.

Por outro lado, procura identificar as situações em que os teus amigos te estão a proporcionar oportunidades para melhorar, expressando as tuas capacidades físicas. Por exemplo, será que os teus amigos te desafiam para atividades desportivas ou para ires com eles a pé ou de bicicleta para a escola?

O FITescola® proporciona-te informações importantes para saberes o estado do nível interno mais próximo - a tua aptidão física. Usa estas informações para saberes se tens de mudar os teus comportamentos, no sentido de melhorar a tua aptidão física. Procura a ajuda dos teus amigos, desafia-os para umas atividades desportivas, para umas caminhadas, ou para fazer uns abdominais.
As informações disponibilizadas pelo FITescola® podem também ajudar-te a identificar aqueles amigos que, por alguma razão, se encontram na zona “precisa e melhorar” da aptidão física. É um momento em que os podes ajudar, já conheces a receita: é a atividade física. Com alguém como tu a motivá-los e com a ajuda do teu Professor de Educação Física verás como é divertido fazer exercício e desporto.

Os teus amigos vão ser cada vez mais importantes para as tuas decisões. Esta influência é recíproca, ou seja, não recebes só as influências dos teus amigos, tu também podes ajudá-los a tomar as melhores decisões.

Quando este ciclo de interajuda é criado, fica mais fácil ter amigos que se encontram na “zona saudável” da aptidão física e por isso estarão sempre prontos para brincadeiras e jogos saudáveis.




Area Reservada





Recursos
Programa Operacional de Assistência Técnica FSE Quadro de Referência Estratégico Nacional Governo de Portugal Fundo Social Europeu Ministério da Educação e Ciência Direção-Geral da Educação Desporto Escolar Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana
2017 @ FITescola®, Todos os direitos Reservados