Página Inicial Educação
FAQs.
Página Inicial > FAQs

PERGUNTAS FREQUENTES


1. Como posso efetuar o registo na plataforma FITescola®?
Para se registar deverá efetuar o seguinte procedimento:

a) Solicitar o código do portal das escolas

Para solicitar o código do portal das escolas deverá dirigir-se à secretaria da sua escola e solicitar o código de docente do Portal das Escolas. Um funcionário da secretaria ou um responsável da direção deverá aceder ao portal da MISI: http://www.misi.min-edu.pt/.

Dentro do portal deverá selecionar o separador "Escolas" que se encontra em cima e à esquerda. Seguidamente, na lista de links selecionar "Grupo: Portal das Escolas" e, por baixo deste, optar por "Portal das Escolas - Códigos de acesso para docentes". Visualizará o nome de todos os professores afetos à escola e deverá selecionar o seu nome.

Com este procedimento será gerado um .pdf com o número de acesso. Este é o seu código de escolas.

No .pdf gerado anteriormente consta também o seu número do cartão do cidadão ou do bilhete de identidade. É este número que deverá ser inserido no campo “Nº documento de identificação”.

b) Registo na plataforma

Na plataforma deverá aceder à área pessoal, selecionar “Novo Professor” ou “Novo Utilizador” e introduzir os dados em cima referidos: código portal das escolas e número de documento de identificação indicado no .pdf fornecido pelos serviços administrativos da sua escola.

Receberá um email com o nome de utilizador no endereço eletrónico indicado por si no registo.

A partir deste momento poderá começar a utilizar a plataforma FITescola®.



2. Não consigo efetuar o registo na plataforma, recebo sempre a seguinte informação:
“Exmo Sr. Professor,

Por erro no sistema MISI não foi possível terminar o seu registo, por favor, confirme as seguintes situações com o .pdf gerado pelo Portal das Escolas cedido pelos Serviços Administrativos ou Direção da sua Escola/Agrupamento.

1. Introdução dos dígitos do cartão do cidadão/BI: devem estar de acordo com o .pdf gerado pelo portal das escolas. Não deve colocar espaços entre os dígitos nem antes dos dígitos. Esta confirmação com o .pdf é extremamente importante. Confirme se no .pdf constam os últimos 4 dígitos do cartão do cidadão.

2. No código do portal das escolas (código com 12 dígitos), que se encontra no mesmo .pdf cedido pela Direção ou Serviços Administrativos, também não podem existir espaços entre e antes dos dígitos. As letras devem ser colocadas.

Se após confirmar estas situações continuar com problemas no acesso não hesite em nos contactar por mensagem eletrónica para fitescola@dge.mec.pt.

A Equipa FITescola®

Nesta situação, o professor deverá confirmar junto da Direção da escola onde leciona se esta já exportou os dados referentes às turmas, alunos e professores para a Base de Dados da Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), do Ministério da Educação e Ciência (MISI). Se esta exportação não tiver sido realizada, não será possível efetuar o registo na plataforma e irá receber a mensagem de erro referida.

Se não for este o caso, verifique se as credencias de acesso (código portal das escolas e número de identificação) estão de acordo com o .pdf gerado pelo portal das escolas cedido pelos serviços administrativos da sua escola.



3. Sou professor do Ensino Privado. Posso registar-me na plataforma FITescola®?
Nesta fase de desenvolvimento, a plataforma FITescola® está associada à base de dados da Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), do Ministério da Educação e Ciência, designada por MISI.

Presentemente esta base de dados contém apenas informação relativa aos estabelecimentos da rede pública. Esta base de dados contém a associação dos professores às suas turmas e respetivos alunos. Significa isto que através do registo na área pessoal do professor, este pode aceder de imediato à informação das suas turmas e alunos.

Presentemente esta base de dados não contém a informação das restantes escolas inseridas no sistema educativo português. Desta forma, a interação direta com a MISI neste momento é restrita aos professores que integram os estabelecimentos da rede pública.



4. Sou professor do Ensino Privado. Quando poderei aceder à minha Área Pessoal?
Durante o presente ano letivo 2015/2016, e ainda antes da concretização da integração da informação dos estabelecimentos da rede privada na MISI, o FITescola® está a desenvolver uma funcionalidade alternativa para que os professores que integram esta rede tenham acesso às diversas funcionalidades através de um registo manual centrado na plataforma que não usa a ligação à MISI (Base de Dados da Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), do Ministério da Educação e Ciência).




5. O que é a Área Pessoal do Professor?
Na Área Pessoal do Professor está toda a informação relativa ao perfil de professor e às suas turmas. Nesta área poderá introduzir os dados referentes às avaliações e gerar uma diversidade de relatórios.




6. O que é a Área Pessoal do Aluno?
Na Área Pessoal do Aluno encontram-se todos os relatórios das avaliações realizadas pelo aluno ao longo do seu percurso escolar. Estes relatórios deverão ser interpretados em conjunto com o professor de Educação Física.




7. Necessito de introduzir os dados dos alunos relativos às minhas turmas na plataforma FITescola®?
Não. Quando acede pela primeira vez à plataforma estarão disponíveis todas as turmas que leciona, bem como, os dados referentes aos respetivos alunos.




8. Como posso aceder às minhas turmas?
Depois de entrar na sua Área Pessoal, na página de perfil do professor, no separador turmas, deverá selecionar o “lápis” e editar o nome que deseja atribuir à turma: por exemplo, 7E será 7ºano/turma E (no campo “ano” introduz 7 e no campo “ Turma” introduz E). Depois já poderá aceder a todos os alunos da turma.




9. Esqueci-me da minha senha de acesso à plataforma FITescola®.Como posso recuperar a minha senha de acesso?
Na sua área pessoal deverá selecionar “Recuperar Senha”. Irá receber um e-mail com as instruções para recuperar a sua senha.




10. Quando podem os alunos aceder à sua Área Pessoal?
Os alunos podem aceder à sua área pessoal quando o professor gerar o .pdf com os nomes de utilizador de cada aluno. O professor na sua página de perfil deverá selecionar a turma pretendida e de seguida selecionar “gerar .pdf”. Neste .pdf encontram-se os nomes de utilizador de todos os alunos da turma selecionada (consultar Tutorial).




11. Como devo proceder se um aluno mudar de turma no decorrer do ano letivo?
Na página de Perfil do Professor deve selecionar a turma pretendida e clicar em apagar registo. (consultar Tutorial)




12. Como devo proceder se receber um aluno de outra turma no decorrer do ano letivo?
Na página de Perfil do Professor deve selecionar a turma pretendida e clicar em Adicionar Alunos à Turma, no campo Aluno seleciona o aluno pretendido da listagem apresentada e efetua a respetiva gravação.




13. A listagem da minha turma apresenta alunos que não estão inscritos na disciplina de Educação Física. Como devo proceder?
Na página de Perfil do Professor deve selecionar a turma pretendida e clicar em apagar registo (ícone mais à direita do nome do aluno).




14. Como devo proceder quando um aluno das minhas turmas é transferido de escola?
Na página de Perfil do Professor deve selecionar a turma pretendida e clicar em apagar registo (ícone mais à direita do nome do aluno). O nome do aluno surge na listagem apresentada no campo Aluno para que o futuro professor de Educação Física do aluno o possa adicionar à respetiva turma.




15. Registei-me pela primeira vez este ano letivo na plataforma FITescola®. Necessito de me registar novamente no próximo ano letivo?
Não. O registo na plataforma FITescola® é efetuado apenas uma única vez.




16. Quando mudo de escola necessito de me registar novamente na plataforma FITescola®?
Não. O registo na plataforma é efetuado uma única vez.




17. Tenho que efetuar as medições do peso e altura dos alunos em todas as avaliações?
Não. Deve retirar o peso e altura sempre que avalia a aptidão aeróbia através do teste de vaivém. Neste teste para o cálculo do consumo máximo de oxigénio (VO2max) é necessário o valor do Índice de Massa Corporal (IMC).




18. Existe um número obrigatório de avaliações da aptidão física?
Não. O FITescola® aconselha no mínimo duas avaliações, uma inicial e uma final, para que o professor possa avaliar a progressão dos alunos ao longo do ano letivo.




19. Para a obtenção dos relatórios é necessário realizar a bateria de testes completa ou pode-se optar por alguns?
Não é necessário realizar a bateria completa. No entanto, o FITescola® aconselha que se realize pelo menos um teste de cada área: Aptidão Aeróbia (teste recomendado – vaivém); Avaliação da Composição Corporal e um teste de Força, um de Resistência e um de Flexibilidade da Área de Aptidão Muscular.

Não se esqueça que para o cálculo do consumo máximo de oxigénio (VO2max) é necessário avaliar o Índice de Massa Corporal.

No menu da secção Testes poderá selecionar quais os testes que serão apresentados nos relatórios.







Recursos

Ministério da Educação e Ciência Direção-Geral da Educação Desporto Escolar Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana
2017 @ FITescola®, Todos os direitos Reservados